segunda-feira, 5 de novembro de 2007

As cores...
Porque é que o Céu é azul? E já agora porque é que fica avermelhado no pôr-do-sol?

A luz branca proveniente do Sol, é na verdade a mais colorida de todas as cores! A luz branca é uma mistura de todas as cores do arco-íris. A prova disto está, por exemplo, quando a luz branca atravessa cristais; ela decompõe-se nas diferentes cores que possuem diferentes comprimentos de onda. Mas são é só os cristais que possuem a capacidade de decompor a luz branca, as gotas de água e as moléculas da atmosfera também têm essa capacidade!
Quando a luz do Sol passa através do ar ela decompõe-se numa grande extensão devido às moléculas que existem no ar, bem como às moléculas de água e às partículas de poeira. A direcção que toma depende do comprimento de onda da luz: quanto mais pequeno for o comprimento de onda, maior o desvio.
Quando olhas para o céu mesmo acima de ti, o que vês é a luz do Sol que foi mais desviada – o azul, que tem menor comprimento de onda.




Mas então por que é que o céu muda para vermelho no pôr-do-sol?
Tal como a luz azul, a vermelha também é desviada pelas moléculas de ar, mas não tanto! É uma luz que vai quase a direito, como podemos ver na gravura anterior. Por isso não a vemos quando olhamos para cima.
Mas quando se vê o pôr-do-sol, este fica junto à linha do horizonte, o que significa que a luz tem de atravessar a camada de ar que fica perto da superfície da Terra, com todo os seu nevoeiro de partículas de poeira. O aumento de partículas no ar vai intensificar o desvio das cores azul e violeta, o que significa que os vermelhos, laranjas e amarelos têm mais hipótese de chegar até nós. É o que origina a cor avermelhada do pôr-do-sol.




Sem comentários: